quinta-feira, 7 de maio de 2020

O que a Reeducação Postural Global trata?


>





A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica fisioterapêutica que atua alongando a musculatura respiratória e tem demonstrado influência na mecânica desta. O método oferece importantes resultados em problemas respiratórios, morfológicos, reumáticos, neurológicos… 

Os atendimentos são  individuais e realizados por fisioterapeutas com formação específica.
Músculos, órgãos e ossos estão todos conectados, então quando respiramos mal, isso tende a refletir em nosso comportamento postural e o contrário também pode ser observado. Se o paciente apresenta alguma dificuldade respiratória, ele aprende a assumir uma determinada postura que, de repente, evita as dores decorrentes do problema, mas que está incorreta. E se a pessoa assume posturas incorretas por outras motivações também pode influenciar na respiração, pois a má postura prejudica os órgãos e o seu funcionamento normal, o corpo não se mantém alongado e, assim, a respiração não completa o seu ciclo, como resultado o organismo não funciona em seu ritmo necessário.

Daí a importância de proporcionar uma maior flexibilidade da musculatura, pelo fato de enrijecermos nossos músculos e promovermos posturas inadequadas durante nossa vida.

Dor, fisgada, queimação. As denominações para os desconfortos que acometem músculos, ossos e articulações são variáveis, Quem nunca se queixou ou sofreu com dores no sistema músculo-esquelético? Quando não é decorrente de acidentes ou de processos degenerativos, a dor sinaliza que a postura está alterada.

E é ela, a postura, o foco da reeducação postural global, técnica da fisioterapia desenvolvida na França há três décadas, a conhecida RPG. O método corrige lesões e deformações do corpo, além de ensinar o paciente a se posicionar de forma correta, curando lesões e proporcionando equilíbrio.

Problemas tratáveis

ORTOPÉDICOS
Escoliose, cifose e lordose, dores na coluna cervical e dorsal, pés planos e cavos, joelhos valgos (para fora) ou varos (para dentro), doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho (Dort)
NEUROLÓGICOS
Hérnia de disco, labirintite
REUMATOLÓGICOS
Fibromialgia, síndrome miofascial, artrite, artrose, tendinite, bursite
RESPIRATÓRIOS
Asma, bronquite
SOMÁTICOS
Estresse, distúrbios circulatórios e digestivos
OCULARES
Estrabismo


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais