sexta-feira, 23 de fevereiro de 2018

Problemas tratáveis com o RPG


>





A Reeducação Postural Global (RPG) é uma técnica fisioterapêutica que atua alongando a musculatura respiratória e tem demonstrado influência na mecânica desta. O método oferece importantes resultados em problemas respiratórios, morfológicos, reumáticos, neurológicos…  Os atendimentos são  individuais e realizados por fisioterapeutas com formação específica.

Músculos, órgãos e ossos estão todos conectados, então quando respiramos mal, isso tende a refletir em nosso comportamento postural e o contrário também pode ser observado. Se o paciente apresenta alguma dificuldade respiratória, ele aprende a assumir uma determinada postura que, de repente, evita as dores decorrentes do problema, mas que está incorreta. E se a pessoa assume posturas incorretas por outras motivações também pode influenciar na respiração, pois a má postura prejudica os órgãos e o seu funcionamento normal, o corpo não se mantém alongado e, assim, a respiração não completa o seu ciclo, como resultado o organismo não funciona em seu ritmo necessário.

Daí a importância de proporcionar uma maior flexibilidade da musculatura, pelo fato de enrijecermos nossos músculos e promovermos posturas inadequadas durante nossa vida.

Dor, fisgada, queimação. As denominações para os desconfortos que acometem músculos, ossos e articulações são variáveis, Quem nunca se queixou ou sofreu com dores no sistema músculo-esquelético? Quando não é decorrente de acidentes ou de processos degenerativos, a dor sinaliza que a postura está alterada. E é ela, a postura, o foco da reeducação postural global, técnica da fisioterapia desenvolvida na França há três décadas, a conhecida RPG. O método corrige lesões e deformações do corpo, além de ensinar o paciente a se posicionar de forma correta, curando lesões e proporcionando equilíbrio. 

Problemas tratáveis

ORTOPÉDICOS
Escoliose, cifose e lordose, dores na coluna cervical e dorsal, pés planos e cavos, joelhos valgos (para fora) ou varos (para dentro), doenças ocupacionais relacionadas ao trabalho (Dort)

NEUROLÓGICOS
Hérnia de disco, labirintite

REUMATOLÓGICOS
Fibromialgia, síndrome miofascial, artrite, artrose, tendinite, bursite

RESPIRATÓRIOS
Asma, bronquite

SOMÁTICOS
Estresse, distúrbios circulatórios e digestivos

OCULARES
Estrabismo



Quer anunciar neste blog?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui

Quer sugerir uma pauta?
Mande uma mensagem no Whatsapp clicando aqui ou um email clicando aqui

Dicas para Profissionais:
  • Liberação Miofascial - Ventosas + Instrumental+ Manual + Acessórios
  • Curso de Agulhamento a Seco (Dry Needling)
  • Curso - Aprenda a tratar Cervicalgias com Terapia Manual
  • Curso - Aprenda Auriculoterapia
  • Curso - Aprenda Ventosaterapia