terça-feira, 31 de março de 2020

Importância do Quadril na Postura


>






As articulações do quadril (tanto do lado direito, quanto esquerdo) estão ligadas umas às outras pelo osso pélvico e ligadas a coluna vertebral pelas articulações sacroilíaca e lombossacral.

A cintura pélvica que é formada pelo Ilio Isquio Púbis, desempenha um papel importante na sustentação de peso corporal. Ao mesmo tempo que oferece mobilidade ao aumentar a amplitude de movimento no membro inferior.  Além disso, é local de inserção muscular para 28 músculos do tronco e da coxa.

A Pelve é responsável por posicionar a articulação do quadril em um local favorável para o movimento do membro inferior que realiza ações articulares eficientes.

Juntamente com a articulação, a cintura pélvica faz parte de um sistema de cadeia cinética fechada, em que as forças avançam superiormente desde o membro inferior passando pelo quadril, pelve e tronco.

O posicionamento da cintura pélvica contribui também para a manutenção do equilíbrio postural, mediante ações musculares específicas, pois esta é uma área do corpo que apresenta diferenças importantes entre os sexos na população em geral: as mulheres apresentam a pelve mais leve, delgada e ampla se comparada ao homem.

Um desalinhamento no quadril, oriundo de uma escoliose, vai fazer com que haja um lado mais forte do que o outro. O impacto femoroacetabular, uma alteração óssea que pode ocorrer na cabeça do fêmur ou no acetábulo, o teto da articulação do quadril, é responsável por uma dor difusa na região do glúteo, com irradiação para a região lombar, que pode se confundir com a lombalgia. Essa dor é chamada de "sinal do C", pois pode acometer toda a região que engloba o púbis, o quadril profundo, o glúteo e a região lombar, formando um arco em forma de C.

Quarenta e dois porcento dos pacientes que apresentam lesão no quadril apresentam lombalgia como queixa principal.

A postura correta consiste no alinhamento do corpo com eficiências fisiológica e biomecânicas máximas, o que minimiza os estresses e as sobrecargas sofridas ao sistema de apoio pelos efeitos da gravidade. Em suma, alterações posturais levam a alterações das cadeias musculares e consequentemente a alterações biomecânicas desta articulação, sendo determinante para esses achados nos exames clínico e de imagens.

A Reeducação Postural Global, mantendo o seu principio de equilibrio de todas as partes corporais, precisa do quadril equilibrado para manter a postural equilibrada. Sem o quadril alinhado, é impossível se manter uma boa postura.

Até a próxima.

image.png



Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais