segunda-feira, 4 de outubro de 2021

Reeducação Postural Global (RPG) para a Fibromialgia


>








A Fibromialgia é uma síndrome reumática crônica, não inflamatória, idiopática e de distribuição universal, sendo responsável por muitas consultas em ambulatórios de reumatologia.

Dores generalizadas, fadiga, falta de disposição, distúrbios emocionais e alterações no sono são alguns dos sintomas que uma pessoa com fibromialgia sofre constantemente. Em 90% dos casos, as mulheres são as que mais manifestam a síndrome, que é responsável por atingir o sistema nervoso central.

Não há uma cura registrada para a doença, entretanto, existem tratamentos variados para minimizar os efeitos dela no corpo.

Dentre as modalidades de tratamento não-farmacológicos, tem sido evidenciado que o método Reeducação Postural Global (RPG), devidamente orientado pelo Fisioterapeuta, pode promover efeitos benéficos na função física dos pacientes fibromiálgicos, reduzindo sintomas, tais como a dor, fadiga, descondicionamento, fraqueza muscular, distúrbios do sono e outras consequências da doença.

A Reeducação Postural Global (RPG) é um método que utiliza o alongamento das cadeias musculares, principalmente da musculatura estática antigravitacional que interfere nas atividades diárias. Reeducando a postura, o método ajuda a evitar as dores provenientes da doença. O método da RPG favorece ainda a flexibilidade do paciente, mas vale ressaltar que a duração e frequência das sessões vão depender do quadro de cada indivíduo.

A RPG requer do paciente uma participação muito ativa. Durante cada sessão o fisioterapeuta realiza pequenos ajustes em alongamento numa série de posturas suaves e progressivas (de pé, sentada ou deitada). Pode ser indicada sem limite de idade e, além da Fibromialgia, pode ser utilizada para a maioria das doenças do sistema músculo-esquelético, agudas ou crônicas e alterações posturais gerais.

Portanto, a Reeducação Postural Global (RPG) é capaz de amenizar os sintomas que interferem no bem-estar do paciente. Por se tratar de uma síndrome de origem complexa, o tratamento da fibromialgia vai precisar de uma estratégia multidisciplinar, com ênfase na participação ativa do paciente, tratamento farmacológico, acupuntural, terapia cognitiva comportamental, programas de exercícios físicos e Fisioterapia.


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais