sexta-feira, 9 de novembro de 2018

Reeducação postural global contra dores musculares


>







A reeducação postural global (RPG) é um método baseado na antiginástica e visa a correção postural. Segundo a Sociedade Brasileira de RPG, a técnica foi criada em 1981, na França.

Geralmente, é indicado para pessoas com dores na região cervical e lombar, além de disfunções na coluna. O método consiste em alongamentos, mobilizações e liberações da musculatura, com a adoção de posturas para corrigir esses problemas.


O fisioterapeuta avaliará a postura do paciente, o caminhar, o que gera mais dor, as atividades realizadas durante o dia. É uma avaliação minuciosa, dura cerca de 40 minutos. A partir disso,o profissional já sabe qual a conduta adotará. O RPG tem seis posturas e duas variáveis. Reeduca-se o músculo e a postura do paciente, ensina como ele deve andar, a forma correta de se portar". Com a má postura, os músculos vão se adaptando de uma forma prejudicial, o que gera as dores.

O realinhamento dos músculos também proporciona a reestruturação óssea, já que muitas das alterações ósseas que nós temos são ocasionadas por alterações musculares, são músculos contraídos demais ou alongados demais. Esses problemas geram desequilíbrios nas cadeias musculares.

"É uma técnica que visa o corpo como um todo e trabalha em princípios baseados na unidade do corpo, porque ele é uma estrutura que funciona em conjunto. Portanto,  se o paciente possui um problema nas costas, o RPG não será focado apenas nessa região. São trabalhados vários aspectos: a postura do paciente, a respiração. Em resumo, o realinhamento do paciente.

O RPG não atua sozinho na solução das dores. A osteopatia pode reorganizar as vértebras e depois as articulações e músculos com o RPG. Ele não age sozinho, mas em conjunto com outras técnicas. É interessante que o fisioterapeuta tenha outras técnicas que possam agregar ao RPG para que a resolução seja muito mais eficaz e objetiva

O tratamento é feito por sessões. Em geral, são indicadas duas sessões para o paciente ou apenas uma, dependendo do caso. O tratamento não é prolongado, já que a participação ativa do paciente nas sessões leva a bons resultados em um curto período de tempo.

Com relação à melhora dos problemas, o processo de reeducação do corpo traz benefícios em um prazo diferente de acordo com cada paciente. Geralmente, nas primeiras sessões, o paciente já sente uma melhora, com menos dificuldade nos movimentos e menos dores.


Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais