quarta-feira, 22 de dezembro de 2021

RPG é indicado para várias dores no corpo


>





Dor na coluna: entenda o que é verdade e o que é mito - Ortopedia HMT

Dores no corpo? Atenção: praticar atividade física é fundamental para a manutenção da saúde. No entanto, é preciso estar sempre atento para evitar que exercícios mal feitos provoquem algum desvio de postura, o que acaba criando desequilíbrios para os músculos. O simples ato de sentar,de forma errada,pode causar danos ao corpo.

A Reeducação Postural Global, ou RPG como é mais conhecida, é uma técnica terapêutica, que tem como princípio trabalhar os músculos que são formados pelas fibras estáticas(responsáveis pela nossa posição ereta) e as fibras dinâmicas(responsáveis pelos nossos movimentos em todas as direções do espaço). A técnica visa trabalhar estas musculaturas, quando são prejudicadas por má postura corporal.

A RPG visa o equilíbrio entre as forças musculares que compõem o corpo humano, devolvendo a capacidade de movimentação normal das articulações e a manutenção de uma boa postura, por meio de alongamentos, tração e respiração.

A RPG é benéfico no tratamento de casos como de hérnia de disco,lordose, escoliose e cifose, problemas nos joelhos e nas articulações, artrite, fibromialgia, dores de cabeça e lesões causadas pelo esporte. O método não trata apenas dos locais onde ocorrem dores, mas sim o corpo todo, da cabeça aos pés. O tratamento também ajuda a alongar e fortalecer os músculos que estão fora de forma.

A RPG, traz inúmeros benefícios para atletas e praticantes de atividades físicas em geral. A técnica tem sido muito oferecida em academias e clínicas fisioterápicas e de estética,para integrar o exercício físico à saúde corporal, melhorando a qualidade de vida das pessoas.

Publicado em 10/11/16 e revisado em 31/10/19

Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais