segunda-feira, 14 de outubro de 2019

Reeducação Postural Global em crianças


>






A infância é o período no qual o tratamento das doenças ortopédicas tem melhor resultado. Trata-se de uma fase de crescimento e, portanto, é esperada excelente resposta ao tratamento. Não raro acontece de uma alteração no joelho ou pé da criança (ou do bebê) ser um futuro problema de coluna ou de desequilíbrio de marcha (jeito de caminhar). É para esse ponto que chamo a atenção da família. Sempre podemos corrigir a tempo, evitando assim traumas emocionais ou sequelas físicas em nossos pequenos.


A criança tem uma vantagem importante sobre o adulto; é como se elas tivessem o benefício das "células novas" e por tanto com grande capacidade de se modificar e até mesmo de se regenerar.

É justamente neste período, que a RPG pode corrigir ou atenuar algumas alterações, são realizados exercícios posturais de uma forma global, sempre respeitando os limites do paciente, apresentando resultados satisfatórios por parte das crianças e adolescentes.

É importante a participação dos pais durante o tratamento, incentivando principalmente a criança a realizar os exercícios em casa e manter sempre que possível á postura correta por mais tempo, devem estar atentos quando usam o computador e mochilas escolares, a maneira como a criança senta, caminha e os esportes que pratica, pois podem estar contribuindo para os desvios da postura e o quadro de dor, notar sua maior dificuldade e relatar ao fisioterapeuta para que logo seja corrigido. A manutenção da postura irá colaborar com o equilíbrio corporal e evitar problemas no futuro.

Durante o tratamento, o fisioterapeuta procura a melhor postura a ser trabalhada na correção dos desvios identificados e o número de sessões irá depender da evolução do tratamento.



Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais