quinta-feira, 2 de maio de 2019

Reeducação Postural Global combate Lombalgia


>





A coluna vertebral é dividida em cervical, torácica e lombar. A região lombar é composta por 5 vértebras e se responsabiliza pela manutenção da postura e do equilíbrio do corpo, além de oferecer proteção a estruturas vitais nervosas, como a medula. A explicação para as dores, normalmente, está no desequilíbrio muscular que gera o desconforto em qualquer posição que a pessoa esteja, seja deitado, sentado ou em pé.

Mas você sabia que é possível combater esse incômodo e os demais problemas associados a ele? Isso mesmo! 

A maioria das pessoas não está acostumada a se portar como deveria com o seu corpo. Posturas inadequadas no trabalho, em casa, no lazer, na escola são frequentes e com elas o indivíduo fica suscetível a uma série de patologias. Outros fatores também podem contribuir para agravar o problema, é o caso da gravidade que tende a nos comprimir, achatando músculos e articulações. Tudo isso acaba provocando um desequilíbrio do corpo e é nesse contexto que entra em ação a RPG.

Além da Lombalgia, diversos problemas morfológicos, articulares, traumáticos, respiratórios (asma/bronquite), somáticos (estresse, distúrbios circulares e digestivos), reumatológicos (artrite, artrose, bursite, tendinite), cervico-óculo-motores (estrabismo, cefaleias), problemas de períneo (como a incontinência urinária), sequelas de patologias neurológicas e problemas de origem esportiva que requerem fisioterapia podem ser tratados pela RPG.

O RPG ajuda o corpo a se livrar da tensão acumulada por problemas emocionais, ajusta o desequilíbrio muscular que incomoda os pacientes com labirintite, melhorando a sensação de vertigem e de tontura e até age no alívio de casos de cefaléia. Corrigindo a postura e aliviando a tensão acumulada nos ombros, por exemplo, as dores de cabeça tendem a diminuir.

Uma sessão de RPG (reestruturação postural global) pode revelar vícios de postura que, se ainda não provocam nenhum problema, podem incomodar bastante mais tarde.  O alongamento e fortalecimento dos músculos, conforme trabalhamos, é mais indicado quando há dor ou lesão instalado.

 O tratamento com RPG pode ser utilizado em grande parte das patologias ou perturbações do sistema neuro-músculo-esquelético, doenças agudas ou crónicas, com ou sem sintomas. Não há contra-indicação específica para sua aplicação.

Quer aprender a tratar Coluna Vertebral sem dúvidas?

Conheça a  mais completa certificação em coluna que você pode fazer!  São mais de 300 vídeo aulas, livros complementares e dezenas de conteúdos extras. Clique na imagem abaixo e veja o conteúdo!


Certificação Completa Excelência em Coluna 



Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais