segunda-feira, 17 de maio de 2021

Tendinite no Ombro e RPG


>





A tendinite de ombro apresenta-se com dores pontuais, que podem se espalhar para o braço até o cotovelo. Também pode haver aumento de temperatura local e presença de vermelhidão na pele.

O diagnóstico é realizado através das queixas do paciente, avaliação de movimentos e força muscular, além de exames de imagem como ultrassom e ressonância magnética.

O tratamento é clínico, após o diagnóstico é indicado repouso e fisioterapia analgésica para controle da dor e do processo inflamatório. Em seguida é realizada fisioterapia motora para alongamento e fortalecimento muscular de todos os músculos e tendões da região que envolve o ombro e cotovelo.

Principais fatores de risco

– Movimentos repetitivos, como no uso de computadores e similares;

– Atividade esportiva em excesso;

– Postura incorreta;

– Estresse, etc.

Para um bom tratamento fisioterápico não se deve apenas fortalecer, pois nem sempre o “ombro está fraco” ou recorrer a aparelhos que diminuam a dor, pois dores são apenas sintomas. A reabilitação só será eficaz quando agir na CAUSA do problema, que geralmente, são desequilíbrios musculares capazes de diminuir o movimento e o espaço articular, gerando sobrecarga em estruturas que com o tempo tendem a desenvolver o processo inflamatório.


É importante lembrar que quando falamos de músculos sabemos que cada qual tem uma função específica e podem agir em conjunto para realizar um movimento, por exemplo: para fazer uma abertura total do ombro é necessário que ele também rode para fora, a partir de certo grau, e nesse caso se utiliza músculos abdutores (que realizam a abertura) e rotadores externo (que giram para fora).

Porém, o grupo dos ADUTORES (que fazem o fechamento do braço) é superior aos ABDUTORES, bem como a quantidade dos ROTADORES INTERNOS (que giram para dentro) também é superior aos rotadores externos, ou seja, a postura do braço se encontra mais facilmente em fechamento e rodada para dentro.

Sabendo dessa supremacia de um grupo muscular em relação ao outro, fica mais difícil realizar o movimento livre de abrir o braço (rodando automaticamente para fora) se houver músculos bloqueando devido às retrações, tensões e encurtamentos. Por isso, em uma avaliação de RPG esses desequilíbrios são detectados e nas sessões do tratamento são reorganizados em globalidade até conseguir recuperar a função do membro, para que, posteriormente, faça um trabalho de fortalecimento, se necessário.

É recomendado fazer compressas com gelo para amenizar a dor. A Reeducação Postural Global tem grande resultado nesta patologia. O trabalho de alongamento de grupos musculares simultaneamente é fundamental para que se obtenha melhor resultado e a causa do problema seja solucionada. Mas atenção: é importante ser diagnosticado cedo para que o tratamento seja realizado antes que a situação se agrave. Para isso, aos primeiros sinais da Tendinite, procure por um especialista!

Publicado em  23/10/18 e revisado em 17/05/21



Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais