quarta-feira, 24 de julho de 2013

RPG contra Lesões


>







A visão de que o corpo é uma máquina trouxe a necessidade de técnicas que regulem e ajustem essa máquina para que funcione em perfeita harmonia. Atletas, de alto rendimento ou amador, que realizam um trabalho diário de treinamento necessitam de ajustes no corpo.

O que é microfisioterapia
Fisioterapia ocular - Ortoptica
Pilates para todos
O que é: Tendinites e Tenossinovites


A Reeducação Postural Global (RPG) é uma dessas técnicas que auxiliam o atleta a trabalhar o corpo de forma integral. O atleta aprende a utilizar um simples músculo ou grupos musculares em sincronia com sua respiração. Enquanto um músculo se contrai com a força necessária para executar uma tarefa, outro tem de relaxar com a mesma força, evitando, assim, alterações posturais e eventuais lesões.

O trabalho inicia com uma anamnese, na qual é colhida a história atual e pregressa do atleta. Seus exames complementares são analisados e comparados com a avaliação postural.
Na avaliação postural observa-se todos os segmentos do corpo. Cabeça, ombros, dorso, lombar, pelve, joelhos e pés são avaliados de forma global, analisando os pontos de maior tensão e sua influência na queixa do atleta. Assim, teremos toda a cadeia muscular que deve ser trabalhada para o equilíbrio do tônus muscular.

O objetivo da RPG é que o atleta esteja o mais alinhado possível, com a contração muscular necessária para manter esse alinhamento e uma respiração livre. E respiração diafragmática é solicitada durante toda a sessão. Posturas de facilitação ou manobras miofasciais são usados para normalizar o tônus muscular e conscientização postural.

Na prática, as principais queixas são: dores em coluna lombar e cervical, tendinites em tendão do bíceps e fraturas por estresse (1/3 média de tíbia e tornozelo), que na maioria das vezes estão relacionadas com alguma alteração postural, seja essa alteração de um único segmento ou de um conjunto.
O tratamento dura de seis meses a um ano, dependendo da colaboração e capacidade de aprendizagem de cada atleta. As sessões acontecem uma vez por semana, nas quais são realizadas as posturas globais e repassados os exercícios a serem realizados em casa. São exercícios respiratórios e de relaxamento que ajudam no trabalho de conscientização e devem fazer parte da rotina de cada atleta.

Sabemos que o esporte pode causar vários tipos de lesões, mas que a grande maioria dos atletas poderia evitá-las com simples exercícios. Muitas lesões que iniciam com uma dor, passando para um processo inflamatório e terminando como uma fratura por estresse, podem ser evitadas.         
Alongue-se antes, durante e depois do seu treino, mas alongue com consciência, pensando no movimento e nos músculos que estão sendo trabalhados. Explore sua respiração e veja como pode ajudar no trabalho postural. Cuide do seu corpo como uma máquina. Essa máquina deve estar bem ajustada para que um simples parafuso não pare todo o equipamento. Dessa forma, vai funcionar por muitos e muitos anos e sempre em alta rotação.

Por Dr. Marcos Bastos da Silva Júnior
Fisioterapeuta graduado pela Universidade Gama Filho e especializado em Fisioterapia Desportiva
www.drfisio.com.br
Matéria publicada originalmente na Revista SuperAção (Ed. 12)



Espero que você tenha gostado desse texto! Se você quiser saber mais sobre Terapia Manual, tenho algumas dicas para você:
  • De Graça: Ganhe um Drive Virtual com artigos sobre Terapia Manual
  • Cursos: Relação de Cursos sobre Terapia Manual
  • No Email: Receba notícias sobre Terapia Manual
  • No Whatsapp: Grupos para Profissionais

  • Outros Posts de Terapia Manual


    Receba no seu Email: